Medicina Ocupacional

O que é Medicina Ocupacional?

A Medicina Ocupacional é uma especialidade médica que cuida da relação entre o meio de trabalho e a saúde dos colaboradores. Também conhecida como Medicina do Trabalho, atua na prevenção e tratamento de doenças ou ainda acidentes que ocorram especificamente no ambiente de trabalho.

Além do que, promove a melhoria do estado de saúde e a qualidade de vida dos empregados, equacionando e promovendo a interação entre a vida pessoal e profissional dos indivíduos, fomentando assim o bem-estar de toda a equipe e favorecendo a produtividade da empresa. Mais do que uma obrigação do empregador, a medicina ocupacional é uma ferramenta que reforça as relações interpessoais, agrega valor à marca e traz segurança e credibilidade ao empreendimento.

Medicina Ocupacional: funções e vantagens

Um dos principais pilares da Medicina Ocupacional é a busca pela manutenção da salubridade e da higiene no local de trabalho. Acompanhar e fiscalizar as condições às quais o empregado está exposto, sejam elas físicas ou psicológicas, é uma de suas principais funções. Para que esse objetivo seja alcançado, uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares será responsável por todo o detalhamento do projeto a ser implantado ou mantido, a fim de que sejam oferecidas as melhores condições possíveis para cada trabalho desenvolvido.

A saúde no trabalho é um direito conferido por lei a qualquer cidadão. A lei nº 6.514, de 1977, responsabiliza empresas e empregados pela segurança e cuidado com a saúde no ambiente de trabalho. O governo federal, estadual e municipal também são responsáveis por zelar pelos trabalhadores fiscalizando e investindo na melhoria das condições trabalhistas.

Existe, ainda, um importante programa que está em vigor desde 1994: o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que prevê o cuidado da vida do trabalhador e torna obrigatório, para as empresas, realizar exames antes de admitir um funcionário. Também avalia periodicamente o empregado já contratado, a fim de acompanhar a saúde desse para evitar as doenças ocupacionais.

Esse tipo de doença pode se manifestar mesmo com todos os cuidados conferidos ao trabalhador. Elas são causadas depois de muito tempo e podem prejudicar os sentidos, como a visão e audição, provocar lesões ou mesmo levar a distúrbios de natureza mental (depressão e estresse).

O que é acidente de trabalho?

É todo e qualquer problema que ocorre durante o exercício da profissão e atinge a integridade física e psíquica do trabalhador. Doenças causadas pela função que ele exerce também são consideradas acidentes de trabalho assim como as causadas pelas más condições ambientais proporcionadas pelo empregador.

As maiores causas desse tipo de acidente são os atos irresponsáveis por parte do trabalhador, que não toma todas as medidas de segurança cabíveis. A outra condição é que não oferece um ambiente saudável, como escadas e elevadores sem manutenção, instalação elétrica mal conservada e assim por diante.

LER – Lesão por Esforço Repetitivo

Esse tipo de lesão é muito comum e é causada, como o nome diz, pelas repetições de movimentos. Alguns trabalhos exigem, de quem o executa, atividades repetitivas por muitas horas seguidas. Isso a longo prazo, traz consequências e uma delas é lesão.

As atividades como digitação, condução de caminhão ou corte e costura, podem levar os trabalhadores a apresentar dores fortes nas mãos e coluna, por exemplo. Consequentemente, há a incapacidade de continuar a exercer sua função profissional com o mesmo desempenho, o que caracteriza um acidente de trabalho.

Para prevenir o trabalhador de danos causados à saúde por causa de sua atividade profissional, existe uma ciência, a ergonomia, que cria métodos para proporcionar um ambiente mais saudável e o uso da ginástica laboral.

As principais medidas são voltadas para que o trabalhador possa exercitar sua postura corporal de acordo com a disposição correta de suas ferramentas de trabalho, ou seja, o local deve oferecer conforto, para evitar problemas no futuro.