Dezembro Vermelho – A vida é mais forte que a AIDS

O que é?

Sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença do sistema imunológico resultante da infecção pelo vírus HIV. Caracteriza-se pelo enfraquecimento do corpo, deixando-o mais vulnerável ao aparecimento de doenças que vão de um simples resfriado até infecções mais graves.

Qual o agente envolvido?

A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. A falta desses glóbulos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

Você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV ou da Aids. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus da Aids.

Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/Aids, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da autoestima das pessoas e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.

Fonte: Ministério da Saúde